..:: Portfólio Gracilene ::..

Portfólio de Gracilene


Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola 

Atividade 1.1 -Quem eu sou como professor e aprendiz?

Atividade 1.2 -Minhas preocupações e expectativas referentes ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.

Atividade 1.3 -Comentário acerca do vídeo do professor Ladislau Dowbor.

Atividade 1.4 -Divulgação, em forma de slide, das tecnologias disponíveis em minha escola.

Atividade 1.5 - Comentário e análise de uma experiência que utilizou como recursos as tecnologias da informação e comunicação.

Atividade 1.6 - Comentário do vídeo disponível no Ambiente Colaborativo do e-proinfo, que trata dos recursos tecnológicos a serem usados em sala de aula.

Atividade 1.7 -Pesquisando sobre trabalhos com projetos.

Atividade 1.8 -Divulgação da pesquisa realizada sobre os trabalhos com projetos.


Unidade 2: Internet hipertexto e hipermídia

Atividade 2.1 - Experimentando os recursos de hipertexto e hiperlinks.

Atividade 2.2 - Relato das minhas impressões sobre a experiência de navegação por hipertextos.

Atividade 2.2B - O que é hipertexto? Definição sobre hipertexto utilizando este mesmo recurso.

Atividade 2.3 - Acesso ao fórum para a leitura e comentário das definições de Hipertextos produzidas pelos colegas.

Atividade 2.4 - Iniciar o Portfólio apresentando e descrevendo as atividades.

Atividade 2.5 - Atividade em grupo para a elaboração de um planejamento de uma aula na qual são utilizadas as tecnologias da informação e comunicação, em especial o hipertexto e a Internet. A atividade poderá ser acompanhada no Blog criado para a nossa Escola!

Atividade 2.6 - Execução da atividade planejada  utilizando as tecnologias da informação e comunicação.

Atividade 2.7 - Apresentação digital do planejamento desenvolvido.

Atividade 2.8 - Navegar na Wikipédia e procurar por verbetes significativos para a região onde eu vivo. Os verbetes que escolhi podem ser visualizados aqui.

Atividade 2.9 - Navegar no Wikicionário e pesquisar palavras ou expressões que também são bastante significativas para a região onde eu vivo.

Atividade 2.10 - Apresentação do Portfólio no ambiente colaborativo do curso, com o objetivo de compartilhar com os demais cursistas as produções feitas até o término da Unidade II do curso.

Unidade III -Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais

Atividade 3.1 - Para esta atividade tivemos apenas que assistir ao vídeo Saltos no Tempo, Bloco do Passo, ler a entrevista com o professor idealizador da coreografia e refletir sobre os seguintes tópicos:
pede para refletirmos sobre as seguintes provocações:

  • O trabalho do professor Lucas com o Bloco inspira alguma idéia de como trabalhar na Escola?
  • Será que com compudadores podemos fazer coisa semelhante, delegando a cada membro do grupo uma tarefa diversa e chegando a um trabalho que é de todos e de cada um?
  • Será que todos os alunos aprendem as mesmas coisas?
Para assistir ao vídeo e ler a reflexão que foi feita a partir das provocações iniciais, basta clicar no link da atividade.

Atividade 3.2 - Foi-nos pedido para visitar sites que funcionam como repositórios de recursos digitais, que podem ser utilizados nas nossas aulas. Os vídeos que assisti e comentei estão disponíveis aqui.

Atividade 3.3 - Também nos foi pedido para assistir e comentar acerca dos recursos que tivemos a oportunidade de pesquisar nos repositórios da TV Escola e Domínio Público. Os vídeos podem ser baixados e assistidos a partir do link desta atividade.
Atividade 3.4 - Foi a reunião das nossas descobertas ao visitarmos os sites que funcionam como repositórios de mídias digitais. O arquivo com estes produtos e seus comentários pode ser acessado a partir deste link.

Atividade 3.5 - Para esta foi necessário elaborar um esboço de uma aula na qual fosse utilizado um dos recursos de mídia que pesquisamos nos repositórios de recursos digitais conhecidos nesta unidade do curso. Para visualizar o esboço do plano de aula, clique aqui.

Atividade Opcional - Cada um dos integrantes do grupo ficou responsável por acessar a um dos repositórios de mídias digitais para enriquecer a lista que servirá de sugestões para trabalhos futuros. Eu escolhi o site do YouTube. Os vídeos que acessei e comentei foram: O Alfabeto | Boto - Juro que Vi | Boto Rosa.

Atividade 3.6 - Diz respeito a escolha de um dos esboços elaborados pelos cursistas integrantes do grupo para aplicação em sala. O trabalho escolhido foi o da professora Gizely, com tema Poupando Energia, aplicado com 4º ano do Ensino Fundamental.

Atividade 3.7 - Refere-se à execução, relato, registro e avaliação do planejamento escolhido para aplicar em sala de aula.

Atividade 3.8 - Já esta atividade refere-se ao produto hipermídia originado a partir da execução do plano que foi apresentado na Atividade 3.6. Para visualizá-lo, basta clicar aqui.


Unidade IV -
 Atividade 4.1 - Pede para fazer a leitura do texto do Pedro Demo "Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola" e o poema de Carlos Drummond de Andrade "De mãos dadas", que estão disponíveis no "Conteúdo do Módulo" do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem do e-proinfo. Em seguida nos propõe a refletirmos sobre os seguintes questionamentos:
  • Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
  • Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
  • O que mudará na aprendizagem do aluno?
  • Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
  • Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?

Atividade 4.1.1 - Foram formados dois grupos: A e B. O grupo A ficou responsável por identificar possíveis mudanças na maneira dos alunos aprender de acordo com a integração das tecnologias no currículo. Já o grupo B ficou responsável por identificar possíveis estratégias de ensino por parte dos professores.

Faço parte do grupo A. Nele também estão Karoline e Rosimeire. O resultado do debate está disponível no fórum "Debates sobre as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem", no Ambiente Colaborativo do e-proinfo.

Atividade 4.1.2 - Consiste na produção de um texto identificando aspectos de mudança apresentados na discussão do fórum a que se refere a Atividade 4.1.1. Este texto está disponível no Diário de Bordo,  do Ambiente Colaborativo, mas pode ser acessado no link desta atividade.
Atividade 4.2 - Refere-se à participação no fórum "Possibilidades de contribuições das tecnologias", no Ambiente Colaborativo, no qual cada participante da turma teve que apontar algumas características das TIC que podem trazer contribuições à prática pedagógica e comentar as contribuições dos colegas.

Atividade Extra - Consistiu na publicação do Planejamento elaborado e executado pelo grupo, referente a  Atividades 3.6 e 3.7 no Portal do Professor.

Atividade 4.3 - 4.4 - Atividade na qual tivemos que refletir sobre as experiências com projeto em sala de aula integrando as tecnologias. Tivemos que pensar a respeito das seguintes questões:
  • Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
  • Como os conteúdos trabalhados se integraram ao currículo das disciplinas envolvidas?
  • Pensem em relação às experiências: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas, objetos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias atualizadas, duração da atividade, os conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram e aprenderam.

Atividade 4.5 - Consistiu na elaboração de um plano de aula integrando as tecnologias.

Atividade 4.6.1 - Foi o relato das experiências em sala no momento da execução do plano que foi elaborado na atividade anterior.

Atividade 4.6.2 - Foi o registro das experiências em sala sobre a execução do plano que foi elaborado na atividade 4.5.

Atividade 4.6.3 - Consistiu em reelaborarmos o plano da Atividade 4.5 para a postagem na Biblioteca, em Material do Aluno, no Ambiente Colaborativo do e-proinfo.

Atividade 4.6.4 - Tivemos que inserir o mesmo plano no Portal do Professor.

Atividade 4.7 - Pediu a leitura do artigo constante no Conteúdo do Módulo sobre o currículo e processo de integração de tecnologias ao currículo para posteriormente fazer alguns apontamentos a respeito das seguintes questões:
  • O que é currículo?
  • Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
  • Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
  • Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Atividade 4.8 - Consisitu na troca de experiências sobre currículo, projetos e tecnologias no Portal do Professor. Fizemos um relato do projeto que executamos na nossa escola, utilizando as TIC, no fórum ProInfo Integrado - Projetos. Em seguida, acessei o Ambiente Colaborativo para ler o texto "A Tecnologia é uma Estratégia", do professor Bento Duarte da Silva, da Universidade de Minho, Portugal.

Comentário: Concordo com o professor quando diz que a tecnologia é uma estratégia, um recurso que, se o professor souber usar, torna a sua aula mais criativa, pois somente o quadro e o giz não são suficientes para prender a atenção dos alunos de hoje. Se professor hoje realmente estiver interessado em fazer com que seus alunos aprendam, tem que saber manipular as tecnologias e utilizá-las ao seu favor, pois a introdução do computador e internet no mundo atual, por exemplo, é irreversível e é neste meio inovador e interativo que as nossas crianças nascem, crescem e se desenvolvem. Sendo assim, muito natural que os alunos de hoje queiram uma escola e um ensino conectados aos recursos disponíveis, recursos estes que desde pequenos eles aprendem a manipular, não vendo muitos atrativos naqueles recursos que não fazem parte da sua realidade. Hoje, por exemplo, um aluno terá mais ânimo e estímulo em pesquisar sobre determiando conteúdo se utilizar a internet e um computador, em vez de ficar horas "garimpando" informações em uma imensa prateleira repleta de enciclopédias, tendo que procurar por verbetes e ficar atento a ordem alfabética.

Atividade 4.9 - Resumiu-se apenas em atualizar este portfólio.